Síntese de conteúdo
Curiosidades e significados
O que é a safira?
Essa pedra é uma das pedras mais preciosas do mundo, ela é composta especialmente por coríndon que é um mineral formado através do óxido de alumínio (AL203). Apesar de que a pedra mais conhecida seja a de cor azul, ela também pode ser encontrada em outras cores, com exceção da cor vermelha. A cor da pedra é causada por impurezas de elementos, como, por exemplo, o cobre, titânio, cromo, ferro e magnésio.
A pedra preciosa é uma das pedras mais perduráveis depois da pedra de diamante, elas são pedras muito utilizadas em joalherias em joias preciosas e são extraídas em diversas partes do mundo, abrangendo os países como Tailândia, Mianmar, Madagascar e Sri Lanka.
História por trás dessa pedra preciosa
A pedra de safira tem uma história longa e passou por várias culturas e períodos.
Na antiguidade, no antigo Egito, as pedras de safira eram muito prestigiadas, pois, acreditavam que ela ajudava na proteção e cura das pessoas. Além disso, era muito comum usar amuletos e joias com essa pedra. Na Índia antiga, a safira era considerada sagrada. Além de ser relacionada ao saturno um dos planetas na astrologia hindu.
Na idade média, na Europa Medieval, a safira se tornou muito popular entre a nobreza. Acreditavam que a pedra preciosa tinha competência de proteger contra a inveja, além de ser usada em itens de joalherias, como; anéis, pingentes e até mesmo coroas com safiras.
A popularidade da pedra prolongou durante anos e continuou durante o renascimento. A pedra era usada em joias de alta classe simbolizando riqueza. E nos séculos XIX e XX elas começaram a ser comercializadas em novas regiões tornando-se mais popular.
Hoje ela é admirada por todos e comercializada em todo mundo, além de ser apreciada por sua dureza e exuberância.
A princesa Diana tem um anel muito famoso com uma safira de 12 quilates avaliado no valor de US $ 500 mil, o anel foi então passado para Kate Middleton a duqueza de Cambridge.
Características gerais
Cor: Apesar da cor mais conhecida ser a Azul, a safira pode ser encontrada de outras cores, como, verde, roxo, amarelo, rosa e o incolor.
Dureza: Ela tem uma dureza de 9 na escola de Mohn, é a segunda pedra mais dura perdendo apenas para o diamante.
Origem: Ela é extraída de várias partes do mundo, englobando diversos países.
Composição química: Ela é formada pelo óxido de alumínio, conhecido como coríndon. Causada por impurezas ou elementos como ferro, cromo, cobre, titânio e magnésio.
Transparência: Ela pode ser transparente a cristalina.
Quais são os tipos de safiras?
Azul: é a pedra mais famosa e tradicional, varia da cor azul mais escuro até o azul mais claro.
Cor fantasia: engloba todas as pedras de safira que não são da cor azul, como safira rosa, roxo, verde e amarelo.
Estrela: Abrange inclusões de rutilo e criam efeito de estrela (asterismo) visível sob luz direta.
Padparadscha: Imensamente rara e muito valorizada, tem uma cor alaranjada-rosada.
Cores das safiras
Azul
Existem vários tipos de safira, a pedra preciosa safira azul é a mais conhecida por ter uma cor azul que pode variar do tom mais claro até um azul marinho mais escuro. A cor azul da pedra safira é originada pela presença de titânio e ferro em sua composição. A maioria das pessoas procuram por pedras de safiras com tom de azul vívido e sem coloração acidentada. Os tons vão depender muito da classificação da safira, tem safiras com qualidade inferior e safiras com tonalidades superiores.
Rosa
A pedra de safira rosa é avaliada por sua cor vibrante que varia do tom rosa claro delicado até um rosa mais intenso. A cor da pedra rosa é causada pela presença de cromo. As pedras de safiras rosa são encontradas com mais frequência nas joalherias.
Amarela
As safiras amarelas podem variar de tons mais saturados e intensos até os tons pálidos. Elas vêm especialmente do Sri Lanka. A cor amarela é resultante da presença de ferro no coríndon. As pedras de safiras são bastante valorizadas pela cor brilhante e é uma alternativa muito atraente para quem deseja um tom que se aproxima ao diamante para um anel de noivado, por exemplo.
Verde
As pedras de safira verde são menos comuns do que as safiras azuis, porém, podem apresentar uma variedade grande de tons, desde os tons mais claros até os mais escuros. A cor verde da safira provocada pela presença de ferro e cromo. A safira verde é rara e quando bem colorida é muito valorizada.
Roxa
As pedras de safiras roxas são atípicas e podem variar de tons de violetas mais intensos até tons de lavanda claros. A cor roxa é regularmente causada pela combinação de ferro e cromo. Ela é bastante valorizada pela sua cor única e não são tão comuns no mercado.
Incolor
Apesar de serem menos usadas, as safiras incolores ou transparentes não tem uma coloração perceptível. Elas são safiras avaliadas por sua clareza e muito usadas em joalherias onde a cor não é o foco principal da joia.
Padparadscha
É uma variedade rara da pedra de safira, ela é intensamente rara e valiosa, além de exibir uma cor única que mistura tons de rosa e laranja. O nome “Padparadscha” se origina da palavra cingalesa que significa “flor de lótus”, e descreve a cor dessa pedra incrível. A combinação das cores é extremamente valorizada e é uma das mais procuradas entre os colecionadores.
Existe safira vermelha?
Não! Apesar de a pedra de safira e a pedra de rubi serem compostas de coríndon (óxido de alimínio), a diferença entre as duas cores de pedras é que a safira vermelha é chamada de Rubi.
Quer saber mais sobre o Rubi? “Rubi: Tudo sobre a pedra preciosa”
Em ordem, quais são as safiras mais caras?
- Gema Padparadscha
- Gema de cor azul
- Gema de cor rosa
- Gema de cor Amarela
- Gema de cor verde
- Gema de cor Roxa
- Gema fantasia
- Gema incolor
Essa classificação pode variar dependendo da qualidade da pedra e a demanda de cada cor.
Joias com pedra de safira para você se inspirar
Modelo de anel em ouro 18k deslumbrante com uma pedra central oval natural rodeada com duas voltas de diamante que adicionam um brilho e sofisticação. Um símbolo atemporal de estilo e distinção.
Modelos de anéis com pedra redonda central destacando a pedra natural preciosa. O primeiro modelo destaca bastante o aro delicadamente trabalhado. Os detalhes do aro adicionam um toque de elegância e complexidade, complementando a beleza clássica em detalhes florais. E o segundo modelo é destacado com a pedra representando o miolo de uma flor totalmente moderno e elegante. Um anel extremamente exclusivo e clássico. Nas laterais estão representado ramos combinando sofisticação e artesanato. Modelos ideais para quem aprecia um desginer refinado e atemporal.
Anel em ouro 18k deslumbrante com uma pedra central natural, cercada por um halo de diamantes ao redor da pedra que acentuam seu brilho. O aro é delicadamente trabalhado com arabescos, adicionando um toque de arte e sofisticação à peça. Um joia que une tradição e elegância em cada detalhe.
Porque a Safira é uma pedra especial?
Porque ela é conhecida por sua cor produnda cativante, simbolizando sabedoria, lealdade e nobreza. É uma pedra preciosa que carrega um siginificado profundo, muitas vezes ligada à realeza e à proteção.
Agora que você viu um pouco sobre a essa pedra maravilhosa, fique a vontade para olhar nosso catálogo com alguns modelos. A Helder Joalheiros está sempre a disposição para entregar a joia perfeita e prezamos muito pela qualidade e classificação das pedras.
Caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato com uma de nossas consultoras através do chat do site www.helderjoalheiros.com.br ou através do whatsapp.
Veja aqui também: “Turmalina: Tudo sobre essa pedra preciosa”.