Diamante: 8 Perguntas comuns sobre a pedra

Além de ser uma pedra muito valiosa e perfeita, o diamante é uma pedra que desperta muita curiosidade entre as pessoas. Afinal, como se forma o diamante? Qual a diferença entre o diamante natural e o sintética? Os diamantes são valiosos? O diamante pode se quebrar?

São tantas perguntas e para poder te ajudar separamos esse post para poder responder algumas delas e tirar suas dúvidas sobre essa pedra preciosa incrível.

Como são formados os diamantes?

O diamante é uma pedra formato a partir de átomos de carbono submetidos a condições extremas de pressão e temperatuda nas profundezas da terra, a cerca de 150 a 200 quilômetros abaixo do nível da superfície. Nessas condições, os átomos de carbono se organizam em uma estrutura cristalina altamente consistente que é conhecida como rede cúbica de diamante, o que deriva em uma substância extremamente dura.

O processo de formação ocorre em regiões chamadas “zonas de estabilidade do diamante”, presentes no manto terrestre, onde as pressões são superiores a 45 – 60 kilobars e as temperaturas diferem entre 900°C e 1.300ºC. Com o passar de bilhões de anos, os cristais de diamante formados podem ser trazidos para a superfície por meio de erupções vulcânicas, encapsulados em um tipo de rocha chamada Kimberlito.

Os diamantes podem também ser formados em condições de elevada pressão que são geradas por impactos de meteoritos ou podem ser criados de forma artificial em laboratórios. Apesar de os processos serem diferentes, o resultado é um material com as mesmas propriedades químicas e físicas dos diamantes naturais.

Como é avaliada a qualidade de um diamante?

A qualidade dessa incrível pedra preciosa é avaliada usando alguns critérios chamados de “4Cs” que são:

Corte (cut): O corte descreve à forma como o diamante foi lapidado e polido. A pedra para ser considerada em ter um bom corte é aquela que maximiza o bilho e o “fogo” da pedra, refletindo a luz de uma forma extraordinária. Uma pedra de diamante bem lapidada terá suas proporções e simetrias adequadas, o que afeta pontualmente na sua forma de refletir a luz.

Claridade (Clarity): A claridade da pedra especifica a quantidade de inclusões que ela tem, isso significa, a quantidade de imperfeições e manchas. As inclusões são imperfeições internas e as manchas são imperfeições externas. Quando menos incluções e manchas a pedra tiver, maior será a sua qualidade e claridade.

Cor (Color): A maioria dos diamantes naturais possui uma escala de cores, habitualmente, tons de amarelo e marrom. A escala de cor vai de D que é incolor sendo o mais valioso e raro, até o Z que é visível podendo ter uma cor não tão incolor e transparente. Sendo assim, quanto mais incolor o diamante, mas valioso ele é. Há também diamantes de cores intensas como o rosa, azul e verde, podendo ser ainda mais valiosos.

Carat (peso em quilates): O peso de uma pedra é medida em quilates (1 quilate = 0,2 gramas). Os diamante maiores são mais raros e valiosos, por serem mais difíceis de encontrar. Um diamante de 2 quilates, por exemplo, podem ser mais valiosos 2 diamantes de 1 quilate, pois, diamantes maiores são mais raros.

Combinando esses quatro fatores determinamos o valor final de um diamante. Os 4 Cs resultam em uma pedra preciosa de qualidade supeior, e em consequencia disso, bem mais valiosa.

Qual é a diferença entre diamantes naturais e diamantes sintéticos?

A diferença entre diamante natural e diamante sintético está em seu processo de formação. Todavia, os dois possuem a mesma composição química e estrutura cristalina, sendo praticamente idênticos em termos de propriedades físicas.

O diamante natural é formado ao longo de bilhões de anos, encontrado nas profundezas da terra e sob altíssimas temperaturas. Ele é trazido à superfície por meio de erupções vulcânicas e encapsulado em rochas chamadas kimberlitos. O diamante natural é muito raro, especificamente os de alta qualidade, pois contribui para ter um alto valor.

Além disso, algumas pessoas valorizam muito o processo pelo qual o diamante passou, o que pode aumentar seu apelo emocional e o seu valor de mercado.

Ao contrário disso, o diamante sintético é produzido em laboratório, em um período muito curto de tempo, sendo apenas semanas ou meses. O preço dele é bem mais baixo do que as pedras naturais e podem ser produzidos em longa escala sob uma grande quantidade. Eles muitas vezes são considerados muito sustentáveis.

Ambas as pedras possuem a mesma composição química e a mesma dureza, sendo quase idênticos e a diferença vale pelos testes especializados para poder diferenciá-los.

Por fim, a diferença principal está na origem da joia, enquanto as propriedades são as mesmas.

O diamante pode durar para sempre?

O diamante pode sim durar para sempre, porém, para que isso aconteça, é preciso ter alguns cuidados com a pedra.

A pedra de diamante tem uma dureza e estabilidade extraordinárias, todavia, o diamante não é inabalável. O diamante pode ser quebrado ou ser danificado caso seja submetido a um impacto muito forte ou fique em condições intensas de temperatura e pressão. Além do mais, o diamante pode ser corroído por certos ácidos ou reagentes químicos.

Por fim, mesmo a pedra sendo exageradamente durável, ela é literamente eterna em todas as circunstâncias.

Qual é o correto, diamante ou brilhante?

Os dois termos estão corretos, no entanto, o diamante refere-se a pedra preciosa em si, formada por carbono puro e famosa por sua dureza e brilho natural, enquanto o brilhante é o tipo de lapidação e corte da pedra, caracterizado por ter 57 ou 58 facetas, projetadas para maximizar o brilho e a dispersão de luz da pedra.

Ou seja, todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante, pois, ele pode ser lapidado em outros formatos.

O diamante pode perder o brilho durante o tempo?

Sim, a pedra pode perder seu brilho de forma temporária, porém, isso ocorre devido ao acúmulo de sujeiras, óleos da pele e produtos químicos em sua superfície. Esses elementos podem criar uma camada que impede a luz de penetrar e refletir na pedra, diminuindo significativamente seu brilho.

No entanto, o brilho natural do diamante pode ser restaurado com uma boa limpeza, já que a pedra em si não se desgasta ou perde suas propriedades.

Veja aqui também: “Quer conservar sua aliança: 5 dicas importantes”

Qual é a diferença entre diamante e zircônia?

A principal diferença entre o diamante e a zircônia está nas propriedades físicas, composição e valor.

Diamante

O diamante é um minural natural formado pela natureza ao longo de milhões de anos sob altas pressões e temperaturas no interior da terra. Ele é um mineral mais duro conhecido e sua classificação é de 10 na escala Mohn, significando que ele é extremamente resistente.

O diamante reflete a luz de maneira única, pois, ele tem uma estrutura cristalina, proporcionando um brilho intenso e um fogo excepcional. Além disso, sua comprosição é densa e ele é mais leve do que a zircônia.

Por fim, o diamante é significativamente mais caro devido a ser uma pedra rara e valiosa, e suas complexidades envolvisas em sua mineração e corte.

Zircônia

A zircônia é uma gema sintética, confeccionada em laboratório a partir do óxido de zircônio. Não é um mineral natural. Embora a pedra seja dura, ela tem uma dureza de cerca de 8-8,5 na escala de Mohn, fazendo com que ela seja menos resistente a aranhões do que o diamante.

A zircônia tem uma densidade maior do que o diamante, o que significa que ela é mais pesada. Além disso, seu custo é menor, pois, é uma joia fabricada.

Por fim, a zircônia pode imitar o diamante, porém, suas diferenças se tornam evidentes com o passar do tempo.

Essas são as principais características entre as duas pedras. A zircônia é uma alternativa popular e acessível ao diamante, mas não tem o mesmo prestígio e durabilidade.

Como saber se a pedra de diamante é verdadeira ou falsa?

Sempre procurar por certificados de autenticidade de laboratórios renomados, como a GIA (Gemological Institute Of America) ou o IGI (Internacional Gemological Instutute), quando for avaliar as pedras de diamantes. Ou procurar uma joalheria e o joalheiro da sua confiança.

Os certificados de garanta garantem a origem e a autenticidade da pedra preciosa.

Agora que você já viu algumas perguntas frequentes sobre o diamante, fique a vontade para ver nossos catálogos com as mais variadas joias com essa pedra preciosa incrível. A Helder Joalheiros trabalha a mais de três décadas confeccionando joias, alianças e anéis de formatura com diamantes e pedras preciosas e está sempre pronto para te atender.

Caso fique alguma dúvida pode entrar em contato com uma de nossas consultoras através do chat do site www.helderjoalheiros.com.br ou através do whatsapp.

Veja aqui também: “Diamante e brilhante: saiba a diferença”

Fernanda

Autora

Related Posts:

  • All Post
  • Anéis de Noivado
  • Casamento
  • Curiosidades
  • Dicas
  • Formatura
  • Lifestyle e Tendências
    •   Back
    • Pedras preciosas

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compre Joias de Ouro 18k - Helder Joalheiros - blog

Há mais de 40 anos de história

Sempre ligado às novas tendências do mercado.Indo dês de a linha Tradicional de Anel, Joias e Alianças até modelos Modernos com Design Exclusivo.

Categorias

COMPRE ONLINE

Posts Recentes

  • All Post
  • Anéis de Noivado
  • Casamento
  • Curiosidades
  • Dicas
  • Formatura
  • Lifestyle e Tendências
    •   Back
    • Pedras preciosas

Newsletter

Muito Obrigado. Você irá receber nossos conteúdos via e-mail. Please Connect to Mailchimp first

Featured Posts

  • All Post
  • Anéis de Noivado
  • Casamento
  • Curiosidades
  • Dicas
  • Formatura
  • Lifestyle e Tendências
    •   Back
    • Pedras preciosas

Instagram

Tags

    Edit Template

    © 2024 – Helder Joalheiros Blog – Todos os Direitos Reservados